sábado, 7 de junho de 2014

F1 - Niki Lauda e Alain Prost sobre rivalidade

Nico Rosberg e Lewis Hamilton no pódio de Mônaco/14
No dia em que perdemos o ex-jogador Fernandão, ídolo do Internacional e que jogou no meu São Paulo.

Quase um mês sem escrever, a vida as vezes pede passagem e nosso tempo pra determinadas coisas vai por água abaixo, por bons motivos, claro. And here go!

Muito tem se falado sobre a rivalidade que vem crescendo entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, o que é natural, já que ambos estão talvez no momento mais importante de suas carreiras. De um lado Lewis que pode se tornar bicampeão mundial de Fórmula 1, e Nico, que busca seu primeiro título.
Algumas lendas da Fórmula 1 deram seu parecer sobre o caso, lendas que viveram isso de perto, Alain Prost e Niki Lauda.


Alain Prost sobre 1988
Alain Prost e Niki Lauda
“Em 1988, Ayrton e eu tínhamos uma relação boa. Eu acho que é possível [que o relacionamento continue bom]. Depende do que acontecer. Se tiver um pequeno detalhe dentro ou fora do time, daí pode acabar rápido. É muito raro que você mantenha a amizade até o fim, especialmente se vocês estão brigando muito duro, mas ainda pode ser possível. Também é diferente porque é a Mercedes. E também porque é 20 anos depois. Todos estão falando disso. Eles sabem o que pode acontecer. Ainda tenho gente me perguntando ‘o que você faria?’, o que é muito interessante. É diferente porque é a Mercedes. No meu tempo, mesmo que tivesse a Honda, era mais a McLaren. Agora você está lidando com uma grande montadora”, avalia.

Niki Lauda sobre 1984

Lewis Hamilton e Niki Lauda
“Eu odiava o cara”, afirma

“Prost é o exemplo de pessoa que é um cara muito competitivo e legal. Não é sujo, mas é diferente – vamos colocar assim. Quando começou a me derrotar o tempo todo nos treinos, porque era melhor, mudei minha estratégia e comecei a trabalhar para a corrida. Alcancei ele e começamos a dividir as vitórias. Estava OK. Mas nunca mais contamos o que estávamos fazendo com o carro. Eu dizia para os meus engenheiros: ‘Não contem para aquele cara’. Não queria dá-lo a vantagem. Estava isolando meu pessoal para trabalhar apenas para mim e venci mais corridas que ele porque fui mais inteligente para acertar o carro e fazer os pneus funcionarem”, recorda. 


“Desse ponto de vista, sentávamos juntos na manhã, porque somos bem-educados, mas não houve mais discussões. Se você tem um inimigo em outro time, é muito mais fácil consertar porque não o vê todos os dias e se a Red Bull é mais rápida ou lenta e eu piloto para a Mercedes, há uma razão para isso. Mas se você faz uma melhoria no carro e o outro cara usa o mesmo material, isso dói. Isso é normal”, continua. 


Nico Rosberg e Niki Lauda
Lauda defende a tese de que não há como vencer na F1 sendo bonzinho. “Você precisa ser um canalha”, dispara. “Me diga um bonzinho que venceu. Alonso?” Ao mesmo tempo, tem certeza de que o caráter de um piloto não muda em meio a uma disputa por título. “É sempre o mesmo. Há os bons e os ruins.”

Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - #Luto Fernandão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário