quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

As críticas de Mark Webber

 
“Isto era algo bonito. Era sempre um grande momento ver Ayrton Senna com a bandeira brasileira e Nigel Mansell com a do Reino Unido. Era uma boa mensagem para o esporte e para os torcedores, pois mostrava paixão”
Mark Webber

 
Mark Webber após um 5º lugar em sua estréia no GP da Austrália de 2002

Me lembro bem da primeira corrida de Mark Webber, foi em 2002, pela simpática Minardi. Um 5º histórico em sua terra natal, com direito a subir no pódio ao lado de Giancarlo Minardi.
Dez anos se passaram, Mark Webber subiu a duras penas com o passar dos anos, além da Minardi, passou por Jaguar e Williams, para enfim chegar a até então equipe média Red Bull.
A equipe cresceu e com ela as primeiras vitórias de Webber apareceram. Mark já foi presidente da associação de pilotos e disputou até a última corrida o título de 2010 contra Vettel e Alonso. Não foi campeão.
Há poucos meses Webber fez críticas a FIA com suas novas “regras” extra corrida.
O novo formato do pódio irritou Webber e com certeza outros pilotos que não tem a mesma coragem que o australiano tem para falar.

A vitória de Webber em Silverstone com seus mil dignatários querendo aparecer
“Precisamos de bandeiras verdadeiras. Essas bandeiras eletrônicas são um LIXO. Precisamos de flâmulas REAIS sendo hasteadas no vento. Ex-pilotos [entrevistando] no pódio? Mais ou menos”, opinou Webber.
Concordo com ele, a tecnologia é essencial para a Fórmula 1, mas existem algumas coisas em que a tradição deve prevalecer.
Webber citou também o fato da FIA proibir os pilotos de erguerem as bandeiras de seus países, como costumava fazer Ayrton Senna e de vez em quando Nigel Mansell após suas vitórias, ainda no carro. Isso mostrava orgulho por seu país, paixão e era um ótimo exemplo de patriotismo.

Mark Webber certamente vem para seu último ano na Red Bull, deve se aposentar ao final de 2013. Em 2010 teve o título nas mãos, porém perdeu para seu companheiro Sebastian Vettel, outra chance como aquele talvez ele não tenha, já mostra sinais de que a distância para Vettel é cada vez maior. Agora só não se sabe se é Vettel quem melhora ou Webber que está “caindo”.
Webber nunca esteve entre meus pilotos favoritos, mas fala o que pensa e quando quer, e isso eu admiro em um piloto que nos dias de hoje vive em um mundo tão cheio de regras que a F1 imposta.
“Você está cheio de adrenalina. Animado. Nesses casos, você geralmente acabou de ter um GP incrível e, às vezes, você pode não usar a linguagem adequada, mas estamos atentos a isso. É outra parte do fim de semana em que temos que nos atentar”, acrescentou sobre o “puxão de orelha” que levaram Vettel e Raikkonen ao serem entrevistados no pódio e soltarem alguns palavrões.

Por fim, mais uma critica de Webber aos novos procedimentos da FIA.
“Não fiquei impressionado em Silverstone com mil dignatários lá em cima. O pódio tem que ser para pilotos, ninguém mais. Uma imagem clara da comemoração dos pilotos e do que eles alcançaram. Ter uma porção de gente na frente e tendo seus cinco minutos [de fama]. Isso me irritou.”
Infelizmente essas criticas não farão sequer cócegas aos velhos cabeças-duras que regem a F1, nada mudará e teremos que engolir todas essas “frescuras” que tanto irritam Mark Webber e este que vos escreve.
Pilotos precisam ser eles mesmos, e não bonecos dirigidos por uma organização.



Rômulo Rodriguez Albarez - São Paulo/SP - SPFC, el campeón volvió!

Nenhum comentário:

Postar um comentário